De acordo com a Agência Tributária da Espanha, a cantora Shakira fraudou 14,5 milhões de euros (R$ 97 milhões) em impostos entre 2012 e 2014.
+ Juliana Paes faz homenagem à Shakira com look e coreografia do novo clipe da cantora
+ Sergio Guizé fala sobre transplante capilar: “Autoestima lá em cima”
+ Carolina Dieckmann exibe novo visual e brinca: ‘Leona, é você’
Segundo o relatório enviado à justiça, a cantora teria fingido que não residia no país e escondido sua renda por meio de uma rede de empresas.
Conforme fontes jurídicas informaram à Agência EFE, os técnicos da Agência que analisaram o caso ainda refutaram o argumento da defesa de Shakira que, neste período, ela teria passado menos de 184 dias na Espanha por conta de sua agenda de shows e, portanto, não teria obrigação de pagar impostos no país.
Eles devem prestar depoimentos para expor os argumentos sobre as obrigações fiscais de Shakira no dia 8 de julho, de acordo com o jornal El Periódico de Catalunya.
Em 2018, o Ministério Público havia prestado uma queixa contra a cantora e seu assessor fiscal nos Estados Unidos, acusando a dupla de seis crimes contra a Receita. Dentre eles, foram acusados de terem elaborado um “plano” para não pagar imposto de renda e patrimonial, utilizando uma rede de empresas sediadas em paraísos fiscais que recebiam o que Shakira arrecadava.
Shakira já devolveu à Agência Tributária os 14,5 milhões de euros cobrados, mas insistiu que nas datas analisadas não tinha obrigação de pagar impostos na Espanha. Segundo ela, só tornou sua residência em Esplugues de Llobregat fixa em 2015, quando deu à luz ao seu segundo filho com o jogador Gerard Piqué, e que, até então, só fazia visitas ocasionais.