Afinal, o que é harmonização Facial?
Existe muita confusão no entendimento das pessoas sobre o verdadeiro significado da harmonização facial. Em geral as pessoas acham que se trata de um único procedimento que deixa o rosto mais quadrado ou que vai transformar as pessoas em outras.
Entrevistado, o Cirurgião Dentista Dr Jefferson Nunes que é especialista em harmonização Orofacial, explica que Harmonização facial é um conjunto procedimentos estéticos que tem como objetivo promover a harmonia entre os diversos elementos do rosto, olhos, nariz, boca, queixo, maxila e mandíbula.
Ele conta que no consultório é comum os pacientes acharem que a técnica se trata apenas de deixar o rosto quadrado. Embora o preenchimento mandibular possa ser uma das técnicas utilizadas na harmonização facial, não é o único procedimento realizado. O Dr ainda diz que é comum é o pacientes trazerem fotos de outras pessoas para ficarem semelhantes, o que deve ser desconsiderado no momento do planejamento, pois os procedimentos a serem realizados devem respeitar a individualidade de cada um, transformar o paciente em outra pessoa não é a intenção da técnica.
Caso Pedrinho Uol, influenciador digital
4
Paciente buscou o profissional para melhorar os contornos mandibulares, melhorar a projeção do queixo e elevar a ponta do nariz que antes tinha um ângulo para baixo. Preenchimento mandibular, rinomodelação e preenchimento do mento ( queixo)
Outras técnicas comuns incluem a aplicação de toxina botulínica para suavizar rugas e linhas de expressão, preenchimento labial para aumentar o volume dos lábios, rinomodelação para melhorar o formato do nariz, entre outros procedimentos de gerenciamento do envelhimento com intenção de prevenção da flacidez com aplicação de técnicas de bioestimulação de colágeno, hidratação da pele entre outros.
Caso Thomas Costa, Ator
O ator procurou o profissional para prevenir a formação de linhas de expressão. Aplicação de toxina botulínica
O especialista ressalta que todos procedimentos exigem uma consulta prévia para planejar o caso de forma individual, pois é necessário conhecer as necessidades, condições clínica, psicológicas e expectativas dos pacientes.
A harmonização facial deve ser realizada por um profissional qualificado e experiente, que irá avaliar as necessidades e características individuais de cada paciente para determinar quais técnicas são mais adequadas para atingir os resultados desejados
Fotos: Divulgação